SABENDO SOBRE OS DESAFIOS

01/11/2017


O grupo Caneta Tinteiro apresenta algo que não é inédito, mas inovador ao mesmo tempo: Desafios. "Desafios" é uma categoria dentro do grupo que trabalhará a criatividade e a capacidade crítica de escritores e leitores.

Sabemos que a escrita e a leitura são dois lados de uma mesma moeda, exatamente por isso, temos a noção de que nenhum dos dois pode ser excluído desse processo interessantíssimo que caminha lado a lado com a humanidade, pois em todo leitor há um autor para florescer; enquanto, em todo autor há um leitor ávido.

A categoria contará com duas modalidades, onde escritores e leitores poderão se sentir à vontade para participar: o "Desafios aos escritores" e o "Desafios aos leitores".

Como FUNCIONA?

Cada desafio será específico, ou seja, será único. Não teremos um desafio repetido, mas uma gama de possibilidades para os escritores e leitores se aprimorarem em diversos âmbitos da literatura, como a escrita criativa e a crítica literária.

O funcionamento do desafio depende tanto dos escritores quanto dos leitores que participam do grupo, cada escritor e leitor - que tiver vontade - poderá participar do desafio criando uma história ou comentando as histórias criadas para o desafio, dentro das regras prescritas naquele desafio e no período que o desafio estiver ocorrendo.

Por que TEMAS e RESTRIÇÕES?

Como aprimorar o conhecimento? Como aprimorar nossas habilidades se não explorando as múltiplas possibilidades que o mundo nos oferece? Não há como melhorar nossa forma de criticar ou escrever histórias sem pensar, pesquisar e interagir. Logo, os temas são uma possibilidade e uma necessidade de fugir do comum e explorar aquilo que você não sabe que existe dentro de você - ou que sabe e quer mostrar o mundo. As restrições são parte do Desafio, parte de torná-lo ainda mais valoroso.

Os escritores terão restrições específicas tão como os leitores. Os escritores terão que criar histórias dentro do tema e com uma restrição específica dada pela administração, os leitores terão que criar comentários sobre as histórias com uma restrição também específica. Para mais informações sobre cada modalidade, clique em um dos logos abaixo desse texto.

Como serão DECIDIDOS esses desafios?

Os desafios serão decididos juntamente com todos os membros. Tanto leitores quanto escritores poderão opinar a respeito do que querem escrever e ler, a maioria decide. Será perguntado no grupo quais temas gostariam que aparecesse, depois disso, três temas serão selecionados para votação. O que tiver mais votos, será escolhido.

Como serão decididos os nomes desses desafios?

Três nomes serão dados pela administração, o mais votado vence.

Quando COMEÇA e TERMINA um desafio? É diferente para cada MODALIDADE?

As duas modalidades de "Desafios" são interdependentes, porém terão datas de início e encerramento diferentes. Não há como ter comentários sem histórias disponíveis, logo, o "Desafios aos Escritores" começará na primeira semana do mês; enquanto, o "Desafios aos Leitores" começará na segunda semana do mês. O encerramento é após um mês, ou seja, o "Desafios aos Escritores" se encerrará no último dia da última semana do mês, por sua vez, o "Desafios aos Leitores" terminará no último dia da semana seguinte.

Levando em consideração que o mês começa no dia 01, os escritores começarão a escrever suas histórias e terão até o último dia do mês para postá-las, ou seja, 30 ou 31, geralmente. Os leitores, ansiosos pelas histórias, começarão a partir da segunda semana, no sétimo dia (dia 07) e terão até a primeira semana do mês seguinte (dia 07 do outro mês) e, após encerrar essa semana, será aberto o próximo "Desafios aos Leitores", aproveitando que os escritores já terão começado a postar as novas histórias do novo Desafio.

Por que há limite de palavras em algumas modalidades e outras não?

As modalidades variam, tanto para escritores quanto para leitores. Dentro da modalidade "Desafios aos Escritores", terão subcategorias específicas que serão alternadas em cada mês (contos, poemas e drabble/doubble). Os leitores sempre terão a possibilidade de criar comentários e resenhas em cada mês. Para mais informações sobre cada modalidade, clique em um dos logos abaixo desse texto.

Onde será postado? Há lugares específicos?

O único lugar/pedido específico é que esteja na internet, que seja em uma plataforma online. Pode ser tanto no site de fanfictions que está acostumado quanto em um blog/site pessoal, não temos qualquer restrição de plataforma, visto que tudo será colocado em nosso site. Só deve estar acessível para todos.

Para leitores, não funciona da mesma forma, os comentários deverão chegar no autor, logo, caso o leitor não tiver acesso à plataforma que o escritor usar, somente nesse caso, ele poderá comentar no grupo do facebook, quando houver a divulgação do autor, ou no nosso site a partir dos comentários disponíveis. Não deixe de especificar qual é a história que está sendo comentada.

Para mais informações sobre cada modalidade, clique em um dos logos abaixo desse texto.

Como será o ENVIO?

O envio será realizado a partir de formulários específicos e disponíveis em cada desafio. Para mais informações sobre cada modalidade, clique em um dos logos abaixo desse texto.

Persistem DÚVIDAS?

Pergunte abaixo.