FUNCIONAMENTO DO MINICLUBE DO LIVRO

29/07/2017


O grupo Caneta Tinteiro apresenta outra categoria: o "Miniclube do Livro". Essa categoria serve para aflorar no autor o processo de leitura, bem como para trazer possibilidades novas - e não imaginadas - para o leitor sedento por novas fontes literárias.

Esse Miniclube trará a todos a possibilidade de ler romances, contos e poemas - de tudo um pouco e um pouco de tudo do que a literatura ofereceu até hoje.

Como FUNCIONA?

Cada Miniclube trará um conto, romance ou poema - o tempo destinado a cada modalidade será diferente. Após ser determinada a obra, incentivaremos todos a lê-la (ela estará previamente disponível para consumo de todos, sem qualquer custo) e faremos reuniões - a depender da categoria, mais de uma - a respeito da obra e falaremos sobre ela, seja através de textos, vídeos ou outro meio de comunicação.

Sempre haverá, no mínimo, dois administradores responsáveis por aquele Miniclube, de forma que sempre existam opiniões diversificadas. Serão, no decorrer do Miniclube, apresentados textos informativos, entrevistas - se possível - e tudo mais que puder ajudar o leitor a melhorar sua experiência com a obra. No final, faremos uma votação para saber o que cada um dos participantes do Miniclube achou da obra oferecida.

Como será DISPONIBILIZADO CADA MINICLUBE no site?

Quando ativo, o miniclube será disponibilizado como uma página dentro do site, aparecendo no índice. Assim que se tornar inativo, todas as publicações a respeito daquele miniclube passarão para a página "Miniclube do Livro: Edições".

Ao colocarmos todos os textos de um miniclube na página "Miniclube do Livro: Edições", linkaremos todas as informações que tiveram daquele miniclube a uma postagem e essa postagem irá aparecer na Lista de Miniclubes. Dessa forma, o acesso a tudo que ocorreu nos miniclubes anteriores ficará disponível, de modo que seja facilmente encontrado. Enquanto o miniclube ativo, mais uma vez, ganhará uma página dentro do site, aparecendo no índice no lugar do anterior.

QUEM vai escolher a obra?

A priori será a administração, contudo, os membros ativos, da categoria Miniclube ou do grupo Caneta Tinteiro, poderão opinar e oferecer sugestões. Essas sugestões serão avaliadas pela a administração e divulgaremos a escolha final assim tão logo cheguemos a uma conclusão. Também, mais à frente, abriremos a possibilidade de escolha entre as categorias: conto, poema e romance.

Que OBRAS serão escolhidas?

Escolheremos obras de domínio público ou aquelas cujos autores tenham autorizado a sua divulgação. Não usaremos qualquer conteúdo pirateado, visto que não é justo com quem fez a obra e é ilegal - antes de dar qualquer sugestão, lembre-se disso.

Além disso, em alguns miniclubes, as obras escolhidas serão histórias ou poemas presentes no "Desafios aos Escritores". Sempre com a autorização prévia de quem escreveu a história.

As obras serão diversificadas, escolheremos autores de nacionalidades diferentes e obras que abordem temas distintos. Os miniclubes intercalar a nacionalidade de seus autores, principalmente, em textos originalmente de língua portuguesa.

Quais são as CATEGORIAS do Miniclube?

Nós contaremos com três tipos de categorias no Miniclube do Livro. A primeira será a categoria conto, e terá um conto sendo lido, analisado, etc. A segunda, a categoria poema, trabalhará poemas, autores, textos de apoio, etc. Por último, haverá a categoria romance, que contará com um romance, o qual será avaliado, lido, debatido, etc. Todas as categorias irão abarcar os mais diversificados textos, escritos por administradores ou pessoas de fora que quiserem e puderem disponibilizar.

Qual o TEMPO de duração de cada um dos miniclubes?

O tempo de duração variará de acordo com o texto e a categoria a qual ele pertence. Contudo, geralmente, a categoria romance contará com seis meses de leitura. A categoria de poemas, geralmente, terá um mês de leitura e a categoria conto irá variar entre um a dois meses de leitura.

ATENÇÃO: Os tempos variarão de acordo com o texto lido, não sendo, por isso, fixos.

Como o texto será DISPONIBILIZADO?

Faremos uma postagem disponibilizando o texto traduzido (caso seja escrito em outra língua) e, se pudermos e quando houver, o texto original para quem desejar e/ou souber ler na língua de origem.

Quem ORGANIZARÁ?

No mínimo, dois administradores/organizadores estarão à frente de cada miniclube.

Como será o PROCESSO do Miniclube?

O processo dependerá da obra, como já foi mencionado anteriormente. Caso seja um livro/romance, haverá discussões mensais, abarcando uma quantidade específica de capítulos que será determinada com antecedência. Se for um conto, as discussões serão divididas a partir da necessidade da história - o mesmo serve para a categoria de poemas.

Uma vez por semana, disponibilizaremos um texto - seja uma entrevista, um texto de apoio escrito pela a administração ou por terceiros, etc. - para contribuir com o seu desenvolvimento de leitura. Além disso, de acordo com o tempo estipulado dentro do desafio, haverá discussões/debates dentro do grupo do Facebook ou no nosso canal no Discord. Anotaremos tudo que for interessante e faremos um texto a respeito desse debate.

Também abriremos a possibilidade para lives e vídeos, caso o administrador responsável prefira assim. 

Onde OCORRERÃO os debates?

Como já mencionado anteriormente, serão feitos no grupo do Facebook e/ou no canal do Discord. Abriremos a possibilidade, caso o grupo participante e/ou o administrador deseje, para o uso de um grupo no whatsapp ou telegram. Isso será decidido pelo administrador da vez. Se ele não achar viável, por favor, não insista.

Como serão as ENTREVISTAS?

A entrevista ajuda o leitor a conhecer um pouco sobre quem é o autor. Embora não seja essencial para compreender uma obra, achamos interessante contatar os autores selecionados e entrevistá-los.

Se o autor estiver vivo e de acordo, faremos uma entrevista no canal da forma que o autor preferir (vídeo, texto, etc). Caso o autor já tenha falecido, pegaremos entrevistas disponibilizadas na internet se assim houver.

Como serão os TEXTOS DE APOIO?

Os textos de apoio serão escritos pelos organizadores/administradores do próprio miniclube, os quais serão disponibilizados no próprio site; ou serão textos encontrados na internet, cujos links ficarão disponíveis para download.

Surgiram DÚVIDAS sobre um específico ou sobre a obra?

Entre em contato com um dos administradores/organizadores daquele miniclube.

Persistem DÚVIDAS a respeito do funcionamento?

Pergunte abaixo.