FUNCIONAMENTO DO PADRÃO MENSAL

26/07/2017


"Desafios aos Leitores" é uma modalidade do grupo Caneta Tinteiro para incentivar a leitura da literatura nacional que ainda não foi encontrada e publicada por editoras. Nosso intuito é trazer aos leitores desafios recorrentes para que ampliem sua capacidade de opinar e também a sua escrita.

Como FUNCIONA o desafio?

Os desafios são únicos, visto que as histórias comentadas também são. A cada história comentada, você ganha um ponto. A cada história resenhada, você ganha cinco pontos - para os sorteios específicos. Não teremos um desafio repetido, mas uma gama de possibilidades para os leitores se aprimorarem em diversos âmbitos da crítica literária.

O funcionamento do desafio depende dos escritores que participam do grupo, ou seja, do "Desafios aos Escritores". As histórias comentadas devem ser as que pertencem aos desafios do grupo. Cada leitor que tiver vontade e intenção de comentar as histórias do grupo, será mais do que bem-vindo e também poderá ficar em destaque na nossa página como um dos leitores mais badalados.

Quais são as RESTRIÇÕES?

O que de fato é um comentário? E o que de fato é uma resenha? Será que somos capazes de medir o que de fato é cada coisa? Sabemos que não, porém, nós queremos que o incentivo seja duplo - do escritor para o leitor e vice-versa -, dessa forma, contamos que os participantes do desafio não comentem uma palavra somente - mesmo que você só, no momento, consiga se expressar com ela -, mas uma gama de palavras que preencham a história.

O que será solicitado é que, em comentários, o seu comentário seja capaz de criticar a história levando em conta a sua leitura. É NECESSÁRIO que seu comentário contenha: o que você mais gostou ou menos gostou e o que você acha que pode ser melhorado. A quantidade de palavras para dizer isso é por conta de cada um dos participantes.

Em resenhas, pede-se um pouco mais de esmero. Pedimos para que caprichem bem e teremos uma equipe específica para avaliar as resenhas cedidas e, as melhores, estarão no site e serão divulgadas na página, etc. Isso ajuda e incentiva o autor como também destaque e enfatiza a sua importância como leitor.

Existe um LIMITE DE PALAVRAS?

Sim, existe. Todos os desafios possuem um limite de palavras de acordo com a categoria que estão inseridos.

CATEGORIA DE COMENTÁRIOS: O mínimo são 15 palavras e o não tem máximo depalavras.

CATEGORIA DE RESENHAS: O mínimo são 500 palavras e não tem limite máximo.

Como será escolhido o NOME DO DESAFIO?

O nome do desafio é único. O mesmo nome que será dado ao desafio mensal dos escritores, será também o dos leitores.

Quando COMEÇA e TERMINA um desafio?

Todos os desafios, como é dito nessa postagem, terão um padrão mensal, ou seja, serão desafios realizados um em cada mês. Geralmente, as votações para decisão de tema começarão no primeiro dia do mês e o prazo de envio da história/poema irá até o último dia do mês. Os leitores terão até uma semana depois para comentar.

ATENÇÃO: Comentários que forem postados fora do prazo não serão aceitos. Contudo, havendo uma justificativa plausível e até três dias após o encerramento do desafio, o leitor poderá entrar em contato com a administração para análise.

ONDE podem ser postados?

Os comentários podem ser postados em qualquer plataforma online que as histórias estejam e o autor tenha acesso, incluindo sites como Nyah!Fanfiction, Wattpad, Social Spirit, entre outros, inclusive sites/blogs pessoais. Contudo, sempre que publicar, para entrar no desafio, o leitor DEVE ENVIAR UM FORMULÁRIO QUE SERÁ ABERTO A CADA DESAFIO para identificação dos COMENTÁRIOS E RESENHAS. Além disso, na história em si, não pode esquecer de dizer que está participando do desafio, inserindo, antes do comentário: "Estou participando do [NOME DO DESAFIO] do GRUPO CANETA TINTEIRO".

ATENÇÃO: NÃO deixe de seguir as regras da plataforma que está publicando.

ATENÇÃO: Se o leitor puder, e for permitido nas plataformas utilizadas, coloque o link do grupo ou o link do site no final de seu comentário. Não é obrigatório.

Como fazer para ENVIAR os comentários?

A cada mês, em cada desafio, dentro da POSTAGEM CORRESPONDENTE AO DESAFIO será disponibilizado um formulário para o envio dos links dos comentários. Esse formulário ficará disponível para todos os leitores que quiserem participar. No formulário, haverá as opções para colocar o link dos comentários e também para o link das resenhas, no caso das resenhas, caso não queira publicar em lugar nenhum, será disponibilizado uma caixa de texto para que escreva uma ou mais resenhas.

Persistem dúvidas?

Pergunte a partir do formulário abaixo ou pelo facebook.