FUNCIONAMENTO DO PADRÃO MENSAL

26/07/2017


Os Desafios aos Escritores é uma modalidade do grupo Caneta Tinteiro para incentivar a literatura nacional que ainda não foi encontrada e publicada por editoras. Nosso intuito é trazer aos escritores desafios recorrentes para que ampliem sua capacidade imaginativa e também a sua escrita.

Como FUNCIONA o desafio?

Cada desafio será específico, ou seja, será único. Não teremos um desafio repetido, mas uma gama de possibilidades para os escritores se aprimorarem em diversos âmbitos da literatura.

O funcionamento do desafio depende dos escritores que participam do grupo, cada escritor - que tiver vontade - poderá participar do desafio criando uma história dentro das regras prescritas naquele desafio e no período que o desafio estiver ocorrendo.

Quais são as RESTRIÇÕES TEMÁTICAS?

Cada desafio contará com diferentes restrições, dessa forma, os desafios serão únicos e experiências sempre renovadas para o novo escritor que se juntou ao grupo, como também para os mais antigos e que já participaram de coletâneas. No entanto, deve ser exaltado que a história deve seguir as regras e o tema impostos no desafio, caso contrário, e seja notado pela administração, será retirado da coletânea.

As restrições serão definidas pela administração. Contudo, o tema será definido pelo coletivo - todos podem opinar a respeito do tema do mês e haverá uma votação final para decidi-lo. O tema mais votado pelo grupo será utilizado para o desafio.

Como será escolhido o NOME DO DESAFIO?

A administração irá disponibilizar TRÊS NOMES diferentes, contudo, será o voto coletivo que definirá qual nome será o nome escolhido para o desafio. As votações para o nome ocorrerão assim que o desafio for definido.

Quando COMEÇA e TERMINA um desafio?

Todos os desafios, como é dito nessa postagem, terão um padrão mensal, ou seja, serão desafios realizados um em cada mês. Geralmente, as votações começarão no primeiro dia do mês e o prazo de envio da história/poema irá até o último dia do mês.

ATENÇÃO: Histórias que forem postadas fora do prazo não serão aceitas. Contudo, havendo uma justificativa plausível e até três dias após o encerramento do desafio, o autor poderá entrar em contato com a administração para análise.

Existe um LIMITE DE PALAVRAS?

Sim, existe. Todos os desafios possuem um limite de palavras de acordo com a categoria que estão inseridos.

CATEGORIA DE CONTOS: O mínimo são 500 palavras e o máximo são 8 mil palavras.

DEMAIS CATEGORIAS: A categoria de poemas não terá qualquer limite; da mesma forma, a categoria drabble e double-drabble já possuem limites estipulados, respectivamente, 100 e 200 palavras.

AVISO: Caso um desafio necessite de mais ou menos palavras na categoria contos será avisado e estipulado dentro da explicação do próprio desafio.

ONDE podem ser postados?

As histórias e os poemas dos desafios poderão ser postados em qualquer plataforma online, incluindo sites como Nyah!Fanfiction, Wattpad, Social Spirit, entre outros, inclusive sites/blogs pessoais. Contudo, sempre que publicar, para entrar no desafio, o autor DEVE INSERIR para identificação o SEGUINTE AVISO: "[NOME DO DESAFIO] • GRUPO CANETA TINTEIRO".

ATENÇÃO: NÃO deixe de seguir as regras da plataforma que está publicando.

ATENÇÃO: Se for permitido nas plataformas utilizadas - o que é obrigatório para sites e blogs pessoais -, o autor deverá colocar o link do grupo ou o link do site.

Como fazer para ENVIAR a história?

A cada mês, em cada desafio, dentro da POSTAGEM CORRESPONDENTE AO DESAFIO será disponibilizado um formulário para o envio das histórias. Esse formulário ficará disponível para todos os autores que quiserem participar.

Persistem dúvidas?

Pergunte a partir do formulário abaixo.