EXERCÍCIO #03: A GENIALIDADE DAS CORES

30/03/2018


A GENIALIDADE DAS CORES

EXERCÍCIO #03


Todos sabemos que Vincent Van Gogh somente ficou famoso após falecer. Antes disso, passou toda a sua vida desejando ser reconhecido, porém, infelizmente, só foi capaz de vender um quadro, chamado de "O Vinhedo Vermelho".

O curioso é que foi no ano de sua morte que uma das obras do artista foi vendida caríssimo e, a partir dessa pintura, "O retrato de Dr. Gachet" - que inclusive era o seu médico -, é que suas peças de arte se tornaram cada vez mais caras.

Van Gogh viveu tristemente, sustentado pelo irmão, ora passava frio e fome; ora sofria dos tormentos que lhe assolavam a mente. Nada disso impediu a sua arte, nem o desprezo da classe artística e nem mesmo o peso da idade e de suas inconstâncias. Quanto mais velho e doente ficava, mais produzia.

O pintor não morreu de velhice, nem sequer de uma doença. Ele se suicidou com um tiro no peito que não o matou imediatamente, mas quarenta e oito horas depois, quando os médicos foram incapazes de remover a bala.

A pintura do artista é conhecida, principalmente, pelas cores e contornos, que são parte da escola pós-impressionista. Particularmente, são as suas peças de arte umas das que mais me encantam, pois, as cores parecem mais vivas e a natureza mais complexa do que já é.

No caixão de Van Gogh, diversos girassóis foram colocados, porque era a flor que mais amava e a arte se tornou, até o fim, parte intrínseca de sua existência.

Como Van Gogh e a arte, você e a escrita possuem algo forte. Então, vamos praticar? Escolha uma das imagens abaixo e transcreva o que vê, principalmente, as cores disponíveis. Use a sua imaginação sem limites!


A NOITE ESTRELADA
(
1889)



CAMPO DE TRIGO COM CORVOS
(
1890)



A VINHEDA ENCARNADA
(
1888)



VISTA DA PRAIA DE SCHEVENINGEN COM TEMPESTADE
(1882)



A NOITE ESTRELADA SOBRE O RÓDANO
(1888)